PELD-MCF: PESQUISA ECOLÓGICa DE LONGA DURAÇÃO DO MOSAICO CENTRAL FLUMINENSE

 

 

O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) foi criado em 1997 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sendo um dos poucos programas que financiam pesquisas de longo prazo, o PELD é fundamental para a consolidação das pesquisas ecológicas no Brasil. Os sítios PELD constituem áreas de referência para a pesquisa ecológica no Brasil. Atualmente existem 32 sítios distribuídos entre os biomas brasileiros. O Laboratório de Vertebrados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABVERT) é responsável pelo sítio PELD Mosaico Central Fluminense (PELD-MCF). Estabelecido em 2013 sob a coordenação do Prof. Marcus Vinicius Vieira, o sítio do Mosaico Central Fluminense já vem funcionando efetivamente como um centro de estudos de longo prazo desde 1997.


O sítio encontra-se dentro do mosaico de unidades de conservação 'Mosaico Central Fluminense', que compreende um extenso gradiente altitudinal na Serra dos Orgãos (do nível do mar até 2.200m de altitude) e inclui paisagens fragmentadas devido ao forte desmatamento ocorrido na região de baixada. Estas características são particularmente apropriados para determinar os efeitos das mudanças climáticas e de uso da terra em áreas de Mata Atlântica costeira, linhas de pesquisa em que atuam os grupos de pesquisa participantes do PELD-MCF. O sítio PELD-MCF conta hoje com nove localidades de monitoramento, graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar que abrange profissionais dos mais diversos níveis de formação e de inúmeras instituições de ensino e pesquisa no estado do Rio de Janeiro.

 

 
Laboratório de Vertebrados, Depto. Ecologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro C.P. 68020. Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-599, Brasil. Tel/Fax: (55) 21 2562-6313. E:mail: mvviera@biologia.ufrj.br Prof. (Dr. Marcus Vinícius Vieira)