|English


Regulação e Estruturação de Comunidades


As comunidades de organismos aquáticos, ou seja, o conjunto das populações das espécies em determinado hábitat, são estruturadas e reguladas por inúmeros processos que se relacionam entre si. Na Limnologia UFRJ, esta linha de pesquisa conta com três temas principais: fatores estruturadores de comunidades, ecologia trófica e efeitos da diversidade de espécies sobre os processos ecossistêmicos.

Algumas características ambientais, como o nível de nutrientes, o oxigênio dissolvido e a hidrologia, entre outras, influenciam a distribuição dos organismos nas comunidades. Além disso, a dispersão de indivíduos entre comunidades também pode ter grande influência sobre estes padrões de distribuição. Através de observações de campo e de estudos experimentais, visamos avaliar e compreender de que forma os macroinvertebrados aquáticos, o plâncton, as bactérias e plantas aquáticas se distribuem nos ambientes aquáticos, tais como nos igarapés, lagos e lagoas e até mesmo bromélias-tanque.

A composição de espécies está intimamente relacionada com a estrutura das cadeias tróficas e o funcionamento dos ecossistemas. Neste contexto, nós estamos interessados em entender os fatores que afetam a estequiometria (proporção de nutrientes, como carbono nitrogênio e fósforo – C:N:P) em diferentes níveis tróficos. Estas questões são de fundamental importância, uma vez que a estequiometria dos organismos tem papel relevante na eficiência de transferência de energia ao longo dos níveis tróficos, afetando diretamente a os padrões de reciclagem e disponibilidade de nutrientes no meio.

Por fim, buscamos entender como os padrões de diversidade nas comunidades podem afetar os processos ecossistêmicos, como a ciclagem de nutrientes, a produtividade primária e a decomposição. A partir disto, buscamos compreender de que forma alterações na diversidade de espécies entre as comunidades podem ter impactos em escalas maiores. Estas questões possuem grande implicação prática, uma vez que a perda de espécies através de extinções, da modificação e perda de habitats e modificação da estrutura trófica das comunidades pela introdução de espécies tem se mostrado um importante problema ambiental deste século.








<< Anterior                Próximo>>



Voltar ao índice Linhas de Pesquisa